segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Aula #002 - Desenho - Prof. Fabio

segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Tentaram fazer os aquecimentos propostos?"
- E aí? Agora já posso desenhar, psôr?"
Não, afoito aluno... Lembre-se que estamos começando do zero.

Material do dia:
Lápis HB (ou nº2, escolar), papel sulfite ou canson, régua acrílica (30cm).

Primeiros passos: os 6 primeiros meses.
Pra começar, o primeiro passo é resolver problemas de traçado e soltar a mão, lembra? 10 minutos diários, religiosamente, durante, pelo menos três a quatro meses concentrar-se em exercícios de repetição (aquecimentos) de traços envolvendo círculos e retas, como os propostos na última postagem de aula de desenho.
Após esse período, alternar estudos de escalas tonais do escuro para o claro, dia sim dia não. 30 minutos por sessão, durante mais dois meses... 10 minutos para aquecimento e 20 para escalas tonais.
Como fazer escalas tonais?
Pegue uma folha de papel sulfite ou, preferencialmente, o canson A4e com uma régua desenhe fileiras de 7 quadrados de 2x2cm como no modelo abaixo.
© Fabio Vicente – 2008
Cuidados básicos: Papel e Régua
Evite manusear demais a folha antes de realizar um trabalho de esfumaçamento à grafite. Seus dedos deixam marcas de gordura na folha que são quase impossíveis de retirar ou disfarçar. Manuseie a folha com lenços de papel ou papel toalha (aquele de cozinha) e mantenha uma folha sempre no ponto de apoio da mão que desenha para não encardir a folha nem a mão. Mantenha uma flanela sempre à mão para limpar a régua durante o desenho e lave as réguas e esquadros com água e sabão antes do uso e após o uso, sem esfregá-las, para não danificar o material. O ideal é ensaboar as mãos e lavar a régua com a espuma das mãos, enxaguando em água corrente. Nada de buchas ou esponjas. Se costuma usar com nanquim ou canetinha, cuidado! Restos desse material podem sujar sua arte, portanto a limpeza prévia é fundamental.
Como aplicar o grafite no papel?
Aponte o lápis (em breve, uma aula somente sobre preparo de pontas e grafites em geral) e aplique as sombras empunhando como na aula anterior, primeiro envolvendo o lápis (A) e depois apoiando o dedo sobre ele (B) usando-o deitado (c) (d).

© Fabio Vicente – 2008
Comece variando os tons do escuro até o claro. Você vai perceber que os tons claros são atingidos com menos camadas que os escuros.

© Fabio Vicente – 2008
Aplique camada suave sobre camada suave de grafite até escurecer por completo ou atingir a tonalidade que você pretende, sem deixar espaços em branco. Nunca tente atingir a tonalidade de uma vez só. Faça isso nas duas primeiras faixas de quadrados.
Agora experimente o inverso, partindo do claro até o quadrado escuro, duas faixas também.
© Fabio Vicente – 2008
Muito cuidado nos tons claros para preencher cada quadrado por completo, sem falhas e sem carregar na tonalidade. Mantenha a disciplina: camada clara sobre camada clara. Resista à tentação de preencher os quadrados com forças diferentes. Também não pinte a tonalidade clara em todos de uma vez só. Disciplina: um quadrado por vez!
Se for pra ler as dicas aqui e fazer tudo ao contrário, então sai fora, vai procurar um webgame noutra página e não volte mais aqui, compreendeu?
A partir da quinta fileira, vá alternando: Escuro para o claro, claro para o escuro, etc.O resultado final vai parecer esse aqui:



© Fabio Vicente - 2008

É isso.

17 comentários:

Burner

Ta valendo tirar um xerox das fileiras prontas e dps só fazer a tarefa?

Fabio Vicente

Baita preguiça de rabiscar, mas tá valendo...hehehe... a proposta é praticar a escala tonal, então vá lá.
Mas vem cá, xerocar no canson? E se a máquina danificar o papel?

maurouebe

Prof. Fábio,

Faço curso de Tecnologia em Design Gráfico na minha cidade e tenho um colega na sala que possui muita dificuldade no desenho. Comentei para ele sobre o seu blog, mas ele disse que tem dificuldade de acessar a net. Então, me propus em copiar suas aulas e colar no Word e fazer tipo uma apostila para ele. Mas não quero fazer isso sem a devida permissão sua, lembrando que estou deixando claro na apostila que todo o material é de sua autoria.

Pretendo fazer a coisa de forma correta, mas se não me permitir, buscarei outra forma de passar as lições para ele.

Saudações.

maurouebe

Ah! Parabéns pelo blog!

Douglas Lourenço

Fala Fabio, eu fui seu aluno na Cândido portinari, bem legal seu trabalho. da uma passada no meu blog a hora que voce puder.
www.ofantasmadapadaria.blogspot.com

Fabio Vicente

Marouebe,

Pode juntar o material, sem problemas... inclusive, se ficar bacana, bem diagramadinho, manda pra mim que eu disponibilizo para download e te incluo nos créditos pela compilação. Não esqueça de citar a fonte (eu) e os copyryghts.
Só não vale comercializar que aí é sacanagem...
Abraço e valeu pela visita!

Fabio Vicente

Douglas,

Que ano foi isso?
Cara, legal saber que meus ex-alunos ainda tão aí... firmes na batalha pelo desenho.
Fucei seu blog. Tá bem bacana.
Apareça quando quiser no meu humilde blog e se puder, linka a gente aê.
Abraço!

Douglas Lourenço

Valeu Fabio pelo elogio ao blog, eu fiz curso na portinari de 1995, a 1998, eu fui aluno também do Darci e do Gilberto...vou linkar seu blog sim abraços.

Daniel Bocchi

Olá Prof. Fábio gostei de seu Blog, eu também montei um recentemente e em breve estarei diponibilizando minhas aulas lá ainda não tem nenhuma postagem é porque ainda não está pronto. Mas de qualquer forma parabens
o meu é bocchidaniel

Lys Almeida

Olá Professor Fábio, adorei seu blog.
Sempre gostei de desenhar mas só agora,com 18 anos, resolvi levar o desenho a serio.
Faz apenas uma semana que comecei a buscar aulas e tecnicas pela net e encontrei o link do seu blog numa comunidade do orkut.
As aulas estão ótimas e apesar de ter começado hoje já sinto uma melhora no meu traçado.

Parabéns pelo Blog e obrigada pelas aulas !!

Fabio Vicente

Daniel Bocchi,

É isso aí!
Conhecimento tem mais é que ser compartilhado!
Abraço!

Fabio Vicente

Allys Almeida,

Obrigado pela visita e apareça sempre!
Novidades em breve!
Abraço!

Stitch

Olá, vim comentar apenas para dizer q o blog esta otimo, faz poucos dias q encontrei ainda estou explorando, muito obrigado pela ajuda!

Fabio Vicente

Le Ciel,

Obrigado pelas palavras e continue acessando. A próxima videoaula é sobre escalas tonais. Aguarde!
Abraço!

Fabio Vicente

Helder Galdino Tarenta
Este comentário foi removido pelo autor.
Helder Galdino Tarenta
Este comentário foi removido pelo autor.
Helder Galdino Tarenta

Prof. Fábio, ótimo blog! A resposta para meu traço. Comecei a desenhar com 6 anos (hoje tenho 13), e costumo desenhar mais cartum, e gostaria muito de trabalhar no futuro com super-heróis americanos como o Hulk e o Deadpool. Nesse exercício das escalas tonais eu percebi que é bem mais fácil para mim começar pelo claro do que pelo escuro. Isso significa algo? Abraço.

 
Arte Seqüencial, o blog ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates