terça-feira, 9 de setembro de 2008

Quadrinistas Nacionais: Aylton Thomaz

terça-feira, 9 de setembro de 2008
Desenhista de histórias de Terror, da Editora Taika, na década de 60, dono de um traço bem brasileiro calcado no desenho de humor, foi obrigado a ir para a publicidade , como tantos outros que batalhavam pela nacionalização das HQs, derrotados pela queda de braço com as grandes editoras. Autor de vários livros de desenho pela Ediouro, foi um dos meus primeiros mestres involuntários de desenho, assim como Maurício de Souza e Daniel Azulay, de onde aprendi a diferença entre esboço e acabamento.

O próprio Aylton, em foto dos anos 60. Foto de autoria desconhecida, provavelmente do acervo pessoal de Jayme Cortez.
Quando fiz uma busca por imagens desse meu mestre, que surpresa! Nenhuma página com trabalho algum desse grande desenhista nacional, exceto links para venda de livros usados!
Como é que a nova geração vai conhecer o trabalho da geração antiga?
É triste mas, a cada nome que faço uma busca pela net, percebo o quanto não se tem memória nesse país.

Ilustração e esquema de construção © Aylton Thomaz

Bingo, o pequeno jornaleiro © Aylton Thomaz

Ilustração para livro infantil © Aylton Thomaz

Por isso, peço licença ao mestre pra postar essas imagens digitalizadas de um de meus velhos livros aqui, pra render-lhe a mais justa homenagem nessa galeria.

2 comentários:

forsadetartaruga

Tenho desde pequeno um livro dele chamado "Aprenda a Desenhar Caricaturas, Figuras Cômicas e Bichos". é um nome que sempre tive fresco na minha memória. Eis que resolvi procurar informações sobe ele e com tristeza foi descobrir que ele faleceu em completo anonimato. Realmente lamentável ver que mais um herói do quadrinho nacional se foi sem merecer sequer uma nota. Era uma artista completo e seu traçado não deixava a desejar pra nenhum desenho gringo, tinha muita qualidade.

.......@@@...TCP...@@@......

Olá! Hoje, 2022, finalmente já existe uma página do Aylton na Wikipédia.

 
Arte Seqüencial, o blog ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates