quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Aula #005 - Desenho - Prof. Fabio

quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Mais variações no aquecimento

Continuaremos com o plano original... Ainda é momento de exercícios de repetição, os aquecimentos. Aí vai mais uma variação para não se enjoar. Mais uma vez repito: a base são linhas retas em vários sentidos e círculos.Esse é como o primeiro, um típico exercício de repetição de retas e círculos, mas só vai dar resultado eficaz se a empunhadura e a movimentação do braço estiver bem treinada. O mesmo procedimento de sempre: aponte o lápis e aplique as linhas empunhando como um martelo, envolvendo o lápis (A) e depois apoiando o dedo sobre ele (B) usando-o deitado (c) (d)...


© Fabio Vicente - 2008

... E o braço pode ter contato com a mesa, mas deve deslizar solto. Não se apóie nas costas da mão, nos punhos ou nos cotovelos. Mas também não erga o cotovelo. Deslize o braço e não ponha força no traço.

A primeira providência é dividir a folha de sulfite ao meio, com seu lápis HB, e a metade supeior deve ser dividida ao meio vertical e horizontalmente, como mostra o diagrama abaixo.


© Fabio Vicente - 2008

Coloque a folha numa posição confortável para o braço, alinhada com o antebraço, e não a gire, em momento algum, até o final do exercício.


© Fabio Vicente - 2008

Na parte superior faça traços leves individuais, usando a velocidade para traços firmes que, a esse ponto, acredito que você já tenha descoberto. Não cobre a precisão de traços feitos à régua, principalmente porque existem posições onde o braço terá mais dificuldade com o movimento.Assim, no primeiro espaço, execute linhas paralelas, bem próximas, inclinadas, de baixo para cima, da esquerda para a direita. No segundo espaço, linhas inclinadas, de baixo para cima, da direita para a esquerda. No terceiro, linhas inclinadas, de cima para baixo, da esquerda para a direita. No quarto, inclinadas, de cima para baixo, da direita para a esquerda, conforme mostra o gráfico a seguir.


© Fabio Vicente - 2008

Na metade inferior (5), vá fazendo um traçado em espiral, contínuo, de dentro para fora, a partir do centro, mantendo o formato geral sempre redondo (isso é o mais importante!), aumentando até tocar a borda do papel.


© Fabio Vicente - 2008

O resultado final vai ficar como no desenho abaixo.



Aquecimento #3 © Fabio Vicente - 2008

Hora de reelaborar o plano de estudo:

Primeiro dia: sessão curta, 20 minutos Aquecimento 1 e 2.
Segundo dia: Sessão um pouco mais longa, sem controle de tempo, aquecimento 2 e escala tonal.
Terceiro dia: Aquecimento 2 e 3, sessão curta, 20 minutos.
A partir do quarto dia: Repetir a seqüência do primeiro dia...
Algo que eu não disse por aqui, ainda: Não é que seja proibido, durante esses quatro meses iniciais, desenhar algo além dos aquecimentos. Só não se pode cobrar resultados por enquanto... após esses quatro meses a gente começa com treinos dirigidos de desenho.
É isso.

4 comentários:

Drake Baldrick

Não sei se sou eu mas as letras desse post estão pequenas demais,nao foi dificil a interpretação dos desenhos mas a letra tive q copiar e colar em outro lugar para ler

obrigado pela atençao

Fabio Vicente

Drake,

Realmente...
Principalmente pra usuários do Firefox as primeiras aulas estão com difícil leitura.
Pros usuários do IE não houve problema.
Mas você pode configurar seu browser pra que as letras apareçam maiores, se for necessário...
Nas postagens mais recentes alterei o tamanho das letras e parece que melhorou pra todo mundo.
Abraço e continue acessando!

Unknown
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown

Olá pessoal, para diminuir este problema, pressione a tecla Ctrl e rode a barra de rolagem do mouse para cima, ele aumenta toda a página, ajuda bem a ver melhor, para voltar é só fazer o mesmo com a barra de rolagem para baixo!
Fábio, Parabéns, seu trabalho é inspirador! estou aprendendo muito!

 
Arte Seqüencial, o blog ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates