segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Boneca dos olhos Duros - Diário de bordo #001

segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Da esquerda para a direita: Maus, a inspiração; o conto ao meio; e as anotações da decupagem.

"A Boneca dos olhos duros" é uma crônica publicada nos "Fragmentos Literários" da Academia Guarulhense de Letras, em 1992, pelo escritor e jurista Bismael B. Moraes (que, a propósito, é meu pai). É um relato emocionante, de forte crítica social... uma visão sobre o natal dos desfavorecidos. É um texto que meu pai gostaria de ver transposto para o mundo das imagens... "Daria um curta-metragem excepcional", como ele sempre diz.
Concordo.
E já que não sou cineasta e nem trabalho para a indústria do cinema vou buscar as ferramentas de que disponho para realizar esse sonho de meu pai: o conto triste de natal vai virar quadrinhos. Desde que li o ótimo "MAUS", de Art Spiegelman, quadrinho vencedor do prêmio Pulitzer - feito inédito para a arte seqüencial, considerada por muitos ainda como sub-arte ou coisa de criança - confesso que amadureci a idéia de tranformar em HQ alguns dos muitos contos escritos por esse pernambucano de Catende, hoje com mais de 70 anos, 17 livros e mais de 300 artigos publicados.
Estou lendo e trabalhando nessa idéia há mais de seis meses. Nesse final de semana finalmente a produção iniciou. Primeiro, os quadrinhos estão no meio termo entre a literatura e o cinema. Então não dá pra adaptar 100% imagem ou 100% texto. Fidelidade é necessária pra não perder o clima geral do conto, mas ao mesmo tempo, cada imagem criada é uma nova leitura e a visão já se torna mais pessoal. É aí que se pode criar uma obra memorável, ou se destruir algo que funcionava muito bem no original. Quantos filmes baseados em livros que já assistimos em que ficamos com a sensação de que alguém estragou a magia da leitura?
Dessa forma, estou na fase mais difícil da adaptação, que é a da elaboração das idéias em forma de imagem. Decupagem é o termo técnico.
Consiste na leitura de cada trecho e na descrição da ação, do enquadramento e do cenário para cada quadrinho futuro. Pela minha estimativa vai dar uns 60 quadrinhos... aplicando timing, paginação, diagramação, plots, solilóquios e etecétera vai dar, no mínimo, umas dez páginas.
Como esse blog tem um cunho bastante didático, pra efeito de exemplificação do que seria essa decupagem, mostro o trecho a seguir.
Trecho do original:
"Nos cruzamentos da vida, muitas histórias se repetem; mas nunca são iguais, pois as experiências advindas
permitem, aos que ainda têm um coração que sente, o descortinar de realidades que, embora aparentemente inofensivas, despontam duras e cruéis.
Quem poderia pensar que, algum dia, o nordestino Deolindo da Silva, de cortador de cana, nascido em Delmiro
Douveia, na Paraíba, fosse encontrar, em um bairro de São paulo, chamado Ermelino Matarazzo, a interiorana Zuleica Libório, natural de Teodoro Sampaio, no Estado bandeirante. Pois é. Aconteceu."
Pra manter o clima do original e ser uma adaptação mais fiel, mantenho a voz do narrador ao longo de toda a história em recordatórios, mesclando o texto ao quadrinho, como recomenda o Mestre Eisner e como encontramos nas melhores HQs de Miller.
As cenas decupadas para esse pequeno trecho geraram 4 imagens:
1. Plano Geral, Vista aéres de Ermelino Matarazzo, São Paulo/SP, mostrando trânsito, faróis e um ponto de
ônibus.
2. Plano geral, mais próximo do ponto de ônibus, onde vemos várias pessoas. O pedreiro Delindo verificando a
chuva, com o braço estendido e Zuleica chegando ao ponto correndo, protegendo-se da chuva com a bolsa ou com uma sacola.
3. Plano Geral, Casa de pau a pique, no árido da caatinga, onde vemos uma família numerosa com um menino
pegando algo numa sacola.
4. Plano geral mais próximo, quase um médio primeiro plano, Deolindo, na mesma pose do menino procura um guarda chuva na mochila surrada que carrega consigo.
Conseguiu visualizar o clima?
Pois foi assim que iniciei a decupagem do texto.
Já estou me encaminhando para a metade da história.
Se pegar firme, um pouco por dia, em dois ou três dias termino essa fase.
O próximo passo será o estudo de cada cena em desenho, pra ver se essas idéias funcionam. Só depois os desenhos serão organizados na forma de layout das páginas e a gente poderá chamar o serviço de "roteiro de quadrinhos".
Mas em breve postamos outros passos nesse diário de bordo.
Aperte os cintos e boa viagem.

0 comentários:

 
Arte Seqüencial, o blog ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates