quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Aula #009 - Desenho - Prof. Fabio

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Final de ano é aquela loucura... Pra gente que é professor, soma-se à correria de fim de ano entregas de notas, fechamentos de diários... foi uma batalha pra não deixar o blog inativo...
Pra compensar a ausência temporária preparei a segunda video-aula, em três partes: agora, finalmente começando a desenhar alguma coisa. Não que os aquecimentos tenham perdido a função... ao contrário! Toda atividade de desenho deve ser iniciada por aquecimentos para um melhor desenvolvimento de nossas capacidades. Em breve, após postar uma futura aula sobre desenho de observação, refaremos o plano de estudos semanais. Por ora, mantenha os aquecimentos diários e inclua duas ou três sessões semanais de desenho.

A video-aula a seguir aborda os primeiros exercícios de desenho: (parte1) aquecimento, dicas para traçado, cuidados básicos com o papel, (parte 2) as três modalidades de desenho - meros contornos, caligráfico e de construção - e (parte 3) exercícios básicos de construção.


© Fabio Vicente - 2008

© Fabio Vicente - 2008

© Fabio Vicente - 2008

Meus votos de um 2009 repleto de realizações, em especial no campo do desenho!

31 comentários:

Unknown

Acabei de Assistir as aulas, ficaram ótimas :D Até salvei no meu pc pra rever outra vez.

Professor Fábio você está de Parabéns, estou confiante que meus desenhos vão avançar muito por conta das suas dicas, nunca ouvi ou li nada sobre o que venho aprendendo aqui, principalmente sobre o traçado.

Agradeço pela sua iniciativa de querer passar o que vc sabe a quem como eu que no momento não tem condições de pagar um curso de desenho. Mais uma vez Obrigado! :D

Feliz 2009 Para Todos!


Rodolfo R. Medeiros

Sal na Banana
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown

Parabéns pelo seu trabalho, as aulas ficaram muito boas mesmo, você é ótimo, os exercícios de traçado estão me ajudando bastante!

Feliz 2009 com muito sucesso e muitas aulas pela frente =)

Abraço

Luiz

Mirian Hirata

Adorei as aulas! vou correndo fazer os novos exercícios....
Feliz Ano Novo pra você e muito sucesso nos seus empreendimentos!

abraços,

Mirian

Dersão

Beleza Fábio!!!!
treino os aquecimentos todos os dias, ás vezes até três vezes ao dia!!
Já estava doidão pra começar com os primeiros traços de desenho!!!

Fabio Vicente

Rodolfo,

Boa idéia, a de salvar pra futuras consultas... Até estou pensando em, mais pra frente reunir todas as aulas e fazer um DVD, quem sabe...

É o que eu sempre digo: informação não pode ficar parada e ninguém tem o direito de ser o detentor de todo o conhecimento. Essas aulinhas não substituem, em absoluto o acompanhamento ao vivo de um istrutoir de desenho... aprendert por conta própria é possível, mas a probabilidade de acente adquirir uma série de vícios ou de demorar pra descobriri técnicas específicas é muito grande. Mas pra quem não tem dinheiro para um curso ou pior, mora numa região onde não há sequer escolas de desenho, ainda que se tenha dinheiro, vai aprender a desenhar como?
Eu agrdito na internet como a maior ferramenta de socialização do conhecimento e por isso que resolvi trabalhar essas aulas simples nesse blog.
Obrigado pela visita e pelo carinho.

Fabio Vicente

Sal,

Pena que removeu a mensagem... não pude sequer saber se foi alguma dúvida que eu poderia sanar...
Abraço e obrigado pela visita, de qualquer forma...

Fabio Vicente

Luiz, Míriam e Dersão,

Fico mujiuto contente em saber que vocês continuam aparecendo por aqui e já estão se tornando leitores fiéis desse blog.
Continuem exercitando e principalmente, ajudem a divulgar esse blog.
Abraço e um ano cheio de sucesso, no campo do desenho inclusive!

Mirian Hirata

Então Fábio, eu tô procurando um curso de desenho, mas que seja bom, produtivo, que ensina prá valer mesmo. Se vc desse aula por aqui seria ótimo! Vc podia mercar um encontro mensal, por exemplo, para avaliar nosso trabalho. Não seria ótimo? Ou é muito abuso!?!?!
abraços

Mirian

Rafael Igayara

Prof. Fábio, estou estudando desenho por conta própria nessas férias, e acho que o seu blog é o máximo! As video-aulas foram bastante elucidativas pra mim, consegui perceber alguns errinhos e víciozinhos que havia desenvolvido nos aquecimentos. Parabéns pelo blog! Muito sucesso pra você! Bom ano novo!

Anônimo

Sempre excelentes suas aulas, Fábio! Grande mestre.

Unknown

Esqueci de dizer que aquela video aula que você ensina a apontar o lapis com o estilete é show! Com aqueles 2 videos qualquer pessoa aprende a fazer a ponto do seu lapis, eu fui mais um que aprendi! rsrsrsrsrs... :D

Agora que já sei apontar um lapis devidamente é hora de seguir nos estudos para no futuro fazer meus Hqs! Se Deus quiser vou conseguir esse meu objetivo!

Obrigado Professor Fábio!

Seu blog é Show!


Ass: Rodolfo R. Medeiros

Humberto

essa aula ta du carvalho!!. Sério, essas pequenas dicas nunca encontraremos em nenhuma revista de banca, como desenhar mangá ou algo do genero (falo por experiencia propria, tenho milhares, mas vejo agora que são todas iguais e ja ate parei de comprar),alem de serem muito bem explicadas. isso que voce faz é muito importante para pessoas que estão começando a desenhar, estou extremamente ansioso para a proxima videoaula, valeu mestre fabio.

Anny

Fábio Vicente:
Como pediu, coloquei o seu link no Sonho da Linha. Só falta vocã...
Feliz Ano Novo!
Anny

http://osonhodalinha.blogspot.com/

Letícia

Magnifico! Gostei muito das suas aulas prof. Fabio.
É muito gostoso poder ver e ouvir, é mais fácil de aprender.
Estou muito grata por estas aulas, está salva em meus Favoritos.

Um forte abraço! voltarei sempre.

Unknown

Olá Prof. Fabio, estou muito feliz de ter encontrado este curso de desenho... nossa ja vi muitos, mas o seu esta ótimo e o que é melhor,ensina!
Já estou ansiosa para as próximas aulas!!
Obrigada!!!

Alexandre

parabéns msm pela iniciativa, ja favoritei pra ver com mais calma depois =)

Unknown

professor
eu tenho uma duvida
estou fazendo os exercicios de aquecimento, no tuto diz que eu preciso fazer dele um habito...ateh aih tudo bem...mas eu posso tambem fazer os exercicios seguintes juntamente com o aquecimento agora ou tenho q aguardar pelo menos quatro meses pra começar???
valeu pela atenção....

Fabio Vicente

Míriam,

Encontro mensal pra tirar dúvidas da galera? Seria fantástico... Por enquanto minha agenda tá apertadíssima, mas quem sabe?
Abraço!

Fabio Vicente

"Alguém mais inteligente que você",

Que "nicknamezinho", hein? Hehehe... É isso aí... não tem melhor maneira de começar o ano: desenhando!
Boa sorte e bons desenhos!

Fabio Vicente

Caim (Barthom),

Afinal de contas, quantas contas Google você possui? Hehehehe.
Abraço!

Fabio Vicente

Rodolfo,

Depois que a gente aprende nunca mais esquece. O lápis não é tudo, mas diria que uns 20%...

Abraço!

Fabio Vicente

hboloko,

Essas revistinhas a gente tem que peneirar muito pra achar algo básico e útil. É muita gente copiando uns dos outros, de livros velhos... agora o "pulo do gato" ninguém ensina. Vai ver que nem sabem, sabe-se lá...
Mas não posso falar mal das revistinhas... no ano 2000 publiquei uma delas, que, apesar das boas vendas, foi cancelada no número 1. Mas isso é outra história, que eu conto outro dia pra vocês...
Abraço!

Fabio Vicente

Anny,

Vi lá. Valeu, mais uma vez e continue aparecendo!

Fabio Vicente

Letícia,

Obrigado pelos elogios!
Muito em breve, mais aulas de desenho de construção.
Aguarde!

Fabio Vicente

gracefaraco,

Se é pra fazer um curso de desenho que seja um que realmente ensine, não é? Chega de tantos picaretas querendo dar uma de professor. Fico muito feliz em poder ajudar pessoas como você e tantos outros que não encontram nada decente pela net afora. Já busquei muita coisa pela net e fora o Drawspace que já citei por aqui, são raros os exemplos de tutoriais que valham a pena em termos de desenho.
Um grande abraço, obrigado pela visita e continue treinando!

Fabio Vicente

Alexandre,

Opa! Já estou nos favoritos?
Bacana! Agora é só treinar.
Abraço e continue aparecendo por aqui!

Fabio Vicente

Edvaldo,

As seis primeiras aulas estabelecem a base de exercícios de aquecimento. Na sétima aula, há uma sugestão de plano de estudos para cada dia da semana. Use esse plano durante os quatro meses diariamente. Não é proibido desenhar nesse período, mas sua preocupação deve ser exclusiva para com o traçado e as escalas tonais. Dá pra começar a desenhar, mas os resultados serão melhores após treino intensivo de traçado.
Deu pra entender? Não são quatro meses para cada tipo de aquecimento, mas o primeiro quadrimestre deve ter exercícios diários de traçado e escala de tons. Siga o plano da aula 7, ok?
Abraço!

...Wendy...

Gostei muito de ter encontrado suas aulas na internet, era exatamente o que eu estava buscando. Acho que os videos e as dicas vao me ajudar muito. Obrigada.

Fabio Vicente

Wendy,

Obrigado pelos elogios e continue acessando!
Em breve mais aulas por aqui...

Abraço!

Gabi

Prezado Prof. Fábio. Cá estou eu, mais de tres anos depois que vc postou estas aulas, curtindo as dicas! Tenho uma pergunta: uma vez me disseram que ao desenhar o ideal é fazer os traços para todos os lados, sem mudar a posição da mão. No vídeo que vc mostra o aquecimento, ao fazer o quadradro vc muda a mão. Posso esquecer essa regra e mudar tbém? :)

 
Arte Seqüencial, o blog ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates