segunda-feira, 11 de maio de 2009

Caricatura: Meu filho Pedro

segunda-feira, 11 de maio de 2009
© Fabio Vicente - 2009

Este é meu filhão Pedro, garoto forte, inteligente e bonito. Tem sete anos e está naquela fase de troca dos dentes. A caricatura foi presente de dia das mães pra minha mãe, pra minha sogra e minha esposa - que está em processo de fabricação do meu segundo filhote!
Caricaturar criança só não é mais difícil que caricaturar mulher.
Mulher, mais do que os homens, odeia que se valorizem os defeitos.
E falando em caricaturas infantís e femininas, tem um "causo" curioso:
Me lembro de uma festa em que fui contratado para caricaturar a criançada. Fiz a caricatura de uma menininha, bonitinha até. Mas sabe como é caricatura. A gente exagera e escancara características boas - e ruins, na maior parte das vezes. Pois bem. Meia hora depois, dez crianças caricaturadas e tal, chega a mãe, agradecendo pelo desenho, mas pedindo pra que eu diminuísse as orelhas (que, por sinal, eram os traços mais característicos da meninota) da garotinha que tinha levado o desenho pra mãe, chorando...
Será que foi maldade minha, ou todo caricaturista é perversamente detalhista?

8 comentários:

Gued´s

Olá Fabio, acompanho o blog há algum tempo e gostaria, primeiramente, parabenizá-lo pelo trabalho.
Gostaria de saber, na sua opinião, quais são as melhores escolas de ilustração aqui em São Paulo? E quanto tempo aproximadamente deve ter o curso?

Obrigado!

Marcelo Zuza

Olá Fábio. muito bom seu blog.
vc tem um traço muito bom, diferente de muitos blog de arte que eu ja vi.
parabéns!!

Fabio Vicente

Gued's,

Olha cara... faz um bom tempo que não acompanho os trabalhos das escolas de desenho de Sampa... tinha a Cândido Portinari, em Santana/SP que até pouco tempo fazia um trabalho legal... mas parece que anda mal das pernas. Tem um amigo meu que dava aula lá e saiu há pouco tempo. A ABRA seguia o mesmo padrão da CP, mas tenho reservas principalmente para o curso de HQ deles. A Panamericana tem nome e tradição, mas já ouvi falar muito mal do método lá: diz que o professor entraga tudo meio mastigado, engana um pouco o seu progresso. O Senac segue nessa mesma linha. Cara, vou acabar falando mal de todo mundo e não é isso que eu queria! Procure se informar com algum aluno da escola, veja seus trabalhos, procure fazer uma visita... pergunte se pode fazer uma aula sem compromisso... sei lá. Acho que é meio por aí. Não citei as "modinhas", mais badaladas, porque também tem muita enganação.
Acho que estou ficando um velho chato... hehehe.
Espero ter te ajudado!
Abraço!

Fabio Vicente

Marcelo Zuza,

Obrigado pela visita e pelos elogios. A gente procura se aprimorar sempre. Se o traço te agrada assim como a algumas outras pessoas é sinal que estou trilhando no caminho certo, eu acho...
Ou pelo menos tentando... hehehehe.
Obrigado e um grande abraço!

Liliane

Você faz caricatura de todo mundo...Do seu filho , da menina orelhuda...Agora só falta você fazer uma caricatura de mim!

Gued´s

Obrigado pela atenção, tenho dúvidas quanto à duas escolas:

Quanta Academia de Artes;
Impacto Quadrinhos.

Você tem alguma referência sobre estas?

Valeu.

Fabio Vicente

Liliane,
Deixa as aulas começarem denovo e eu vejo se faço a sua caricatura, ok?
Abraço!

Fabio Vicente

Gued's,
Não conheço nenhuma das duas... só de nome e de comentários de outrs pessoas... o povo fala bem da Quanta... mas as referências que tenho desse cursos "da moda" não são muito bons... Tenho um amigo que foi atrás da Fábrica de Quadrinhos, nos "bons tempos", quando tinha os caras mais badalados no comando e ele falou que achou o método confuso e não tinha um atendimento muito próximo... era meio difícil de ter um acompanhamento mais pessoal pra dicas e etc... sei lá, cara. Se informa se tem como visitar... ver uma aula sem compromisso... se informar com quem já estudou.
Acho que é por aí...
Abraço!

 
Arte Seqüencial, o blog ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates