segunda-feira, 11 de maio de 2009

Caricatura: Meu filho Pedro

segunda-feira, 11 de maio de 2009 8
© Fabio Vicente - 2009

Este é meu filhão Pedro, garoto forte, inteligente e bonito. Tem sete anos e está naquela fase de troca dos dentes. A caricatura foi presente de dia das mães pra minha mãe, pra minha sogra e minha esposa - que está em processo de fabricação do meu segundo filhote!
Caricaturar criança só não é mais difícil que caricaturar mulher.
Mulher, mais do que os homens, odeia que se valorizem os defeitos.
E falando em caricaturas infantís e femininas, tem um "causo" curioso:
Me lembro de uma festa em que fui contratado para caricaturar a criançada. Fiz a caricatura de uma menininha, bonitinha até. Mas sabe como é caricatura. A gente exagera e escancara características boas - e ruins, na maior parte das vezes. Pois bem. Meia hora depois, dez crianças caricaturadas e tal, chega a mãe, agradecendo pelo desenho, mas pedindo pra que eu diminuísse as orelhas (que, por sinal, eram os traços mais característicos da meninota) da garotinha que tinha levado o desenho pra mãe, chorando...
Será que foi maldade minha, ou todo caricaturista é perversamente detalhista?

sábado, 9 de maio de 2009

Design: "O Fantasma de Canterville"

sábado, 9 de maio de 2009 3
Aproveitando que ainda não deu pra postar novas aulas de desenho (e meio que pra justificar o aparente abandono desse blog), informo ao incauto leitor que estive envolvido no projeto gráfico para o espetáculo "O Fantasma de Canterville", um conto do ácido, crítico e bem humorado escritor inglês, do século XIX, Oscar Wilde, encenado pelo Núcleo Eurípedes de Confecção Teatral.
O texto adaptado pelo ator e dramaturgo Aguinaldo Gabarrão e dirigido pelo diretor de teatro José Luiz Sconi conta, de forma bem humorada, a história de Sir Simon de Canterville, um fantasma apegado ao seu passado e às suas tradições.
Ambientado no final do século XIX, o “drama” deste fantasma começa quando uma família americana adquire seu casarão, invade seu espaço e impõe a maneira cética de lidar com os fenômenos espirituais, sem se abalar com as suas aparições.
Abaixo, vemos o cartaz, elaborado pra lembrar, vagamente, o estilo art noveau, com um traço atual, inspirado nas HQs e fanzines. Arte feita no Corel Draw, com imagem digitalizada de arte em nanquim sobre papel Opaline 120g/m.
Cartaz © Fabio Vicente - 2009
Aqui, o ator Gustavo Viggiano e seu retrato, adereço usado em cena, um dos elementos que compõem o cenário da peça.O original do retrato foi uma arte feita em arte pintada em Guache e Ecoline sobre papel Opaline 120g/m, tamanho A4.

O ator Gustavo Viggiano e o retrato, feito por Fabio Vicente

Notem que não há um compromisso com o realismo (nem sei se tenho habilidade para tanto, com os pincéis... hehehehe). É algo mais caricaturesco, pra uma boa visualização no palco. A arte foi digitalizada, adicionada uma moldura em pixels e impressa digitalmente em lona pra uso nas apresentações.

© Fabio Vicente - 2009
O “Núcleo Eurípedes de Estudos e Confecção Teatral” nasceu em 1992, sob o comando de Hamilton Saraiva, Doutor, estudioso e grande profissional da Iluminação, além de apaixonado pelo teatro. Seu intuito foi criar um centro de estudos e aprimoramento das técnicas teatrais de interpretação e dramaturgia, dedicado à pesquisa cênica, com a temática espiritualista, mas, sem o proselitismo religioso.
Espetáculos montados pelo grupo, que foram encenados em várias cidades do estado de São Paulo e Minas Gerais: “Gran Circo Fluídico” (que estreou em 1992 e retornou numa nova roupagem em 2006), “Fim, Começo de Tudo”, “O Folhetim”, o premiadíssimo “Mamma Mia, Nona”, “Bodas de Lata”, “Passagem” e “Fiat Lux”.
Em algumas de suas montagens foi agraciado com o “Prêmio Estímulo Carlos Miranda”, promovido pela Funarte e, também, premiado em diversos festivais de teatro.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Desenhistas: Thiago Hoizel

quinta-feira, 7 de maio de 2009 4
Thiago Hoizel, ilustrador baiano - soteropolitano -, tem trabalhos veiculados em revistas como Superinteressante, Veja, Playboy, bem como presta serviços a diversas agências de publicidade por esse Brasilzão afora.
Quer conhecer mais?
Além das ilustrações e caricaturas abaixo, você pode acessar o seu blog, este portifólio digital e essa página do Flikr.
Ao final, vai um speed paint de uma auto-caricatura feita em Photoshop, onde podemos conhecer as técnicas do cara.
Boa diversão!
P.S.: As video-aulas voltarão ao normal em breve. Estou com problemas de Hardware denovo.

© Thiago Hoizel


© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel

© Thiago Hoizel


 
Arte Seqüencial, o blog ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates