terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dali e Disney, juntos. Sabia?

terça-feira, 24 de novembro de 2009
Você já ouviu falar de "Destino", uma animação de 1946 dos estúdios Disney? Não?

Pois é.

Uma obra-prima, somente finalizada quase 60 anos depois...

Em 2003, Roy Disney, neto de Walt Disney (o criador do rato mais famoso do mundo, caso você tenha chegado hoje de Marte) e o produtor Baker Bloodworth deram acabamento final ao curta seguindo os esboços preliminares do mestre do Surrealismo: Salvador Dali.

O que se sabe é que Disney contratou Dali para a elaboração de um curta-metragem de animação em cima de uma música de autoria do compositor mexicano Armando Domínguez, chamada "Destino". No curta, com seis minutos de duração e que é uma animação que combina motivos de balé e desenhos, podemos ver vários elementos de sua pintura: as paisagens de areia, os relógios derretidos, as figuras humanas sustentadas por estacas de madeira, dentre outros. O enredo gira em torno de um amor impossível, onde os protagonistas são provavelmente o alter ego de Gala, a esposa e eterna musa de Dali e o próprio. O projeto, que era parte de um documentário longa-metragem sobre Salvador Dali e sua obra, foi interrompido. Centenas de cenas, desenhos e pinturas criadas pessoalmente por Dali ficaram guardados/esquecidos ou mantidos em sigilo.

O curta, indicado para o Oscar na ocasião de seu lançamento também recebeu premiação como o melhor Curta-Metragem nos festivais de Melbourne-Austrália e no Rhode Island Internacional-EUA.
Uma coisa tenho de registrar: é realmente impressionante o que se pode encontrar no Youtube.

Então aproveite e assista!

6 comentários:

Vinicius Machado

Nossa! Fiquei realmente impressionado! Muito lindo!!!!!!

Heitor

Muito show!!

eu queria aproveitar a oportunidade pra tirar uma dúvida,eu sou novo no blog e queria saber qual o objetivo das escalas tonais?Eu devo sempre fazer de leve mesmo?Eu resolvi perguntar nessa postagem porque ela é a mais recente.

Muito Bom o Blog,conteúdo de primeira!!muito obrigado Professor
Faz tempo q eu procuro um material desses!!

Fabio Vicente

Vinícius,

É de cair o queixo, realmente.
Fiquei imaginando outras parcerias: Disney/Picasso, Disney/Magritte...
Já pensou? Seria incrível!

Abraço!

Fabio Vicente

Heitor (e demais alunos virtuais),

Estou meio atarefado - além da minha filha que nasceu em outubro, estou com um HQ em produção - mas em breve, espero antes do fim do ano, posto mais uma ou duas videoaulas. E a próxima será sobre luz e sombras, muito provavelmente. Então quem tem dúvida nas escalas tonais, aguarde mais um pouco, ok? E, sim, Heitor. A sombra deve ser aplicada de leve, camada sobre camada, tom sobre tom. Ajuda num preenchimento mais uniforme e dá um resultado mais bonito.
Abraço!

Heitor

OK , estou aguardando ansioso!!

Fabio Vicente

Heitor,

Aguardou bastante, mas as aulas voltaram...
Aproveite!

Fabio Vicente

 
Arte Seqüencial, o blog ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates