sábado, 31 de janeiro de 2009

Fabio Vicente e Darci Campioti: Novo (Velho) Curso de Desenho, Escala, 2000

sábado, 31 de janeiro de 2009
© Fabio Vicente - 2000


Opa!
Estamos chegando de volta, após umas merecidas férias...
Em breve mais aulas de desenho, aguarde!
Ao ler os comentários nas comunidades que participo no Orkut, mesmo em comentários nas postagens por aqui, pode ter dado a entender que sou contrário ao aprendizado de desenho via revistas em bancas.
Em absoluto!
Aplaudo a iniciativa de editoras como a Escala, que têm publicado muita coisa nesse sentido. Tem excelente material com os papas da ilustração nacional como Mozart Couto e Eugênio Colonnese, por exemplo... O problema é que também muita coisa saiu por aí, feita por desenhistas que sequer disfarçavam cópias de material antigo, de clássicos como Renato Silva e Andrew Loomis...
Mesmo com alguns casos de desenhistas buscando dinheiro fácil, usando o conhecimento alheio, é inegável o alcance que tem esse tipo de publicação e o excelente trabalho de divulgar o ensino do desenho nos mais remotos rincões de nosso país. Sem esse tipo de publicação como ficariam os jovens desenhistas que não tem acesso a cursos de qualidade, em quantidade abundante, como nós, do eixo Rio-São Paulo?
Finalizo lembrando que este que vos digita já teve sua oportunidade nos idos de 2000, pelo selo Millenium, da Editora Escala, de publicar parte de um curso de desenho, voltado para o traçado caricato e para criação de bonecos que, para registro, posto uma página acima. Infelizmente, não chegou à segunda edição por uma confusão criada por um dos desenhistas participantes do projeto que, descabidamente, resolveu processar a editora por se sentir lesado por um erro de impressão, que poderia facilmente ser resolvido sobre a forma de errata no número 2. Este paricipante, que faço questão de omitir o nome, prejudicou a mim e ao amigo Darci Campioti, também arte-educador e desenhista: já estávamos produzindo a terceira edição da revista que, certamente, teria longevidade pois ia muito bem nas vendas.
Em parte, esse blog vem dar continuidade a aquele trabalho...
Espero que esteja sendo muito útil à todos.

5 comentários:

hayashikenzo

Fábio voce ja leu o livro desenhando com o lado direito do cerebro?

LM

Olá!

Há pouco tempo acompanho seu blog. Gostaria de convidá-lo para conhecer o meu. Estreei nele uma "tirinha" com a história de músico. Passa lá!;)

Bjs,
LM

Fabio Vicente

Hayashikenzo,

Conheço o trabalho da Betty Edwards e acho um instrumento poderoso pra desenvolver as capacidades criativas e visuais no desenho. Além do ótimo "Desenhando com o lado direito do cérebro", li o "Exercícios para desenhar com o lado direito do cérebro" e o "Desenhando com o artista interior". Estou na batalha pra ler um só sobre cores que ela publicou, mas tem bem uns três ou quatro livros "na fila" pra eu ler antes. Li, recomendo e valeu pelo comentário.
Abraço!

Fabio Vicente

LM,

Oi, visitei seu blog, gostei do visual. A HQ está bacana, mas sou mais fã do bom e velho preto e branco... às vezes a colorização digital me incomoda. principalmente em tiras de humor.
Parabéns e continue publicando!
Abraço!

LM

Obrigada pelos toques e pela visita! Seja sempre bem vindo!

Bjs, LM

 
Arte Seqüencial, o blog ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates