quarta-feira, 1 de março de 2017

BIBLIOTECA BÁSIHQA! #001 - Como fazer Histórias em Quadrinhos, de Juan Acevedo

quarta-feira, 1 de março de 2017
Olá, amigo!

A Biblioteca Básihqa! é uma nova seção que inauguro aqui, onde você pode encontrar resenhas de livros básicos para o ensino de desenho e quadrinhos. Vou aproveitar que o Ministério da Cultura decretou este mês de março como o mês do bibliotecário e começar a tocar essa ideia que estou querendo fazer há um bom tempo.


Como Fazer Histórias em Quadrinhos, de Juan Acevedo

Assim sendo, neste post de estréia, vou começar por um livro relativamente desconhecido, mas dos mais completos para quem já quer sair produzindo, uma vez que aborda a arte sequencial de modo bastante acessível a qualquer um. Era um dos livros fundamentais que utilizava nas minhas aulas de quadrinhos, nos tempos em que coordenei o curso na Escola de Desenho Cândido Portinari, em Santana/SP, nos anos 90.

Como fazer histórias em Quadrinhos, de Juan Acevedo é o resultado do trabalho de um dos melhores humoristas gráficos da América Latina em oficinas populares de criação de quadrinhos em comunidades pobres do Peru. Acevedo defende a tese de que os quadrinhos são uma arte para o povo e devem representar sua voz e seu olhar. Assim, de um jeito simples e prático, apresenta uma alternativa viável para o aprendizado de utilização da linguagem nas histórias em quadrinhos como instrumento de "libertação de consciências", partindo da observação da realidade local, sem se prender a métodos e esquemas, apenas fazendo uso deles para relacioná-los com a vida, com o repertório particular do artista iniciante.
Apresenta formas de construção bem simplificadas para os personagens, partindo de expressões faciais e corporais simples, incorporando meios gráficos para combiná-las e intensificá-las. Envereda pelas estruturas narrativas partindo das vinhetas para compôr as sequências. Passeia pelos planos de enquadramento e suas funções narrativas. Exemplifica os diversos tipos de balões e dá dicas de lettering e seus recursos cognitivos tanto nas falas como nas onomatopéias. Introduz as metáforas visuais de sinais gráficos e figuras cinéticas. Ensina formas de condução do olhar através da composição e os recursos de timing obtidos nas montagens e na relação entre as vinhetas.


O desenho é simples e direto, muito fácil para o artista iniciante.


Essencialmente prático, tem inúmeros exemplos retirados de HQs conhecidas.

Ele finaliza o livro apresentando exemplos de produções feitas nas oficinas, provando que qualquer um pode fazer uso dessa poderosa linguagem como meio de expressão.
O livro também conta com sugestões de exercícios ao final de cada assunto, além de um capítulo que aborda a história dos quadrinhos de maneira bem sucunta.
Publicado pela editora Global em 1990, atualmente fora de catálogo, "Como fazer histórias em quadrinhos ainda pode ser garimpado em sebos, mesmo os virtuais na internet, por um preço bastante acessível.

Vale a pena a busca.

Abraço,

Fabio Vicente

Ficha Técnica:
Como Fazer Histórias em Quadrinhos
Juan Acevedo
ISBN-13: 9788485016358
ISBN-10: 8485016351
Ano: 1990 / Páginas: 214
Idioma: português
Editora: Global

0 comentários:

 
Arte Seqüencial, o blog ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates