domingo, 12 de março de 2017

BIBLIOTECA BÁSIHQA! #002 - Quadrinhos e Arte Sequencial, de Will Eisner

domingo, 12 de março de 2017
Olá, amigo!


Quadrinhos e Arte Sequencial - princípios e práticas do lendário cartunista, de Will Eisner.

Quadrinhos e Arte Sequencial - princípios e práticas do lendário cartunista... O que falar desse livro?
Eu deveria ter começado a seção Bibliotec BásiHQa por esse volume, mas guardei para fechar a semana em que o mestre Will faria 100 anos se estivesse vivo, como uma espécie de homenagem. Este volume é item obrigatório e livro de cabeceira para todo amante de quadrinhos por diversas razões, a saber:

a) Foi escrito em 1985 por William Erwin Eisner, Will Eisner (nascido no Brooklyn, Nova York, em 6 de março de 1917, partiu para a eternidade em Lauderdale Lakes, Flórida, em 3 de janeiro de 2005), famoso e renomado quadrinista norte-americano, criador do icônico The Spirit, dentre outros personagens. Em seus mais de 70 anos de carreira, atuou como desenhista, roteirista, arte-finalista, editor, cartunista, empresário e publicitário.

b) Criador do termo "Arte Sequencial" para classificar um gênero artístico de narrativas gráficas que engloba inúmeras produções ao longo da história da arte, como a arte rupestre, os painéis em baixo - relevo em templos mesopotâmicos, narrativas em papiros e paredes egípcias, tapeçarias medievais... culminando, claro com a nona arte: os quadrinhos. Termo que, diga-se de passagem, também batiza essa página (será que dá para perceber o quanto sou fã desse mito?).

c) Também vemos o nascimento de outro termo nesse livro, "Graphic Novel", ou Romance Gráfico, para um gênero de HQs mais autoral, em formato mais extenso que as tradicionais histórias seriadas.

Eisner explora a maneira como essa modalidade artística é fruida na mente do leitor.

d) O livro, repleto de exemplos extraídos de suas geniais criações, disseca a estrutura narrativa das HQs tomando como ponto de partida a maneira como essa modalidade artística é fruida na mente do leitor: o formato dos quadrinhos e o espaço entre eles e o modo como isso interfere na sensação da passagem de tempo, ou o modo como a voz é modulada na mente do leitor nos balões, por exemplo. Há também capítulos desicados à linguagem corporal dos personagens, linha de leitura e perspectiva na composição da página, técnicas de roteirização e um glossário de termos relacionados à arte sequencial e à produção gráfica.


Glossário de termos relacionados à arte sequencial e à produção gráfica.

Ficha Técnica:
Quadrinhos e Arte Sequencial
Will Eisner
ISBN: 8578273079
Ano: 2010 (4ª edição) / Páginas: 192
Idioma: português
Editora: WMF Martins Fontes

0 comentários:

 
Arte Seqüencial, o blog ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates