quinta-feira, 9 de junho de 2011

Aula #014 - Desenho - Prof. Fabio

quinta-feira, 9 de junho de 2011
Após um looongo hiato de quase dois anos, estamos de volta com nosso curso de desenho.
Tem gente que já nem acessava mais a página, achando que não daríamos continuidade ao curso, mas era algo que vivia martelando na minha mente... uma coisa incômoda, uma necessidade de compartilhar esse conhecimento... tenho recebido tanta mensagem agradecendo - gente que não tem condições de frequentar um bom curso, seja pela localização, seja pela falta de grana...
Mais uma vez eu digo, a principal função da internet é essa. Tem gente ganhando até algum dinheiro e fama, mas a função principal dessa grande ferramenta global é a de conectar pessoas para compartilhar conhecimento. É nisso que eu acredito e ponto.
Óbvio que seria bom ganhar algum com isso... até coloquei uma ferramenta do ad sense para isso (cliquem no anúncio, amigos!), mas o prazer de ver a quantidade de acessos ao vídeo e as mensagens de agradecimento não tem preço.

Isto posto, para retomar os estudos vamos por ordem na bagaça mais uma vez.
Para acessar todas as postagens de aulas clique no campo aulas (ou na palavra linkada antes desse parênteses), aí ao lado, no campo "seções".

Ou então, seguem os links para todas as treze aulas anteriores, para você entrar no tema que te interessa.Lembre que temos duas aulas nº 10, porque tive uns probleminhas na edição dos vídeos na época, mas a lista toda está aí.:
Aula inicial: Lista de material básico
Aula #001: Postura e aquecimento (exercício de traçado) nº1 - retas e círculos
Aula #002: Escalas tonais
Aula #003: Aquecimento nº2 - articulações e empunhadura do lápis
Aula #004: Uso dos lápis - diferenciando os tipos
Aula #005: Aquecimento nº3 - retas e espiral, mais plano de estudo semanal.
Aula #006: Exercitando o olhar: Divisões proporcionais.
Aula #007: Plano de estudo para uma semana, com exercícios dia a dia.
Aula #008: Apontando o lápis - Videoaula em duas partes.
Aula #009: Primeiros Desenhos - Videoaula: (parte1) aquecimento, dicas para traçado, cuidados básicos com o papel, (parte 2) as três modalidades de desenho - meros contornos, caligráfico e de construção - e (parte 3) exercícios básicos de construção.
Aula #010: Desenho de construção - Videoaula - Parte 1: aquecimento e instruções gerais para desenho de observação através do método de construção. Parte 2: construção de um objeto isolado com acabamento simples.
Aula #010 (continuação): Parte 3 e 4 da videoaula. Desenho de construção de uma composição com vários objetos e dicas para o planejamento de exercícios.
Aula #011: Links para álbuns de fotos e plano de estudo para desenho de construção para um mês.
Aula #012: Desenho de construção com objetos assimétricos: Desenho cego, técnicas de construção e composição.
Aula #013: Download de apostila de desenho caricato

E, por fim, a aula #014. Muita gente me escreveu com dúvidas nos aquecimentos... Como as primeiras aulas eram feitas com desenhos estáticos, talvez não tenham ficado claras o bastante... Então, segue videoaula contendo dicas e macetes para um bom exercício de desenvolvimento de traço. O aquecimento. Na lista de reprodução são dois vídeos com instrução para três tipos de aquecimento. Aponte seus lápis e mão à obra!



© Fabio Vicente - 2011

23 comentários:

Anônimo

Olá, Fábio Vicente, adoramos esse vídeo, achamos que é fundamental para quem quer ser um artista!
Nós sempre adorámos esse blog, e espero que o prof. continue com o bom trabalho, e como amostra de lealdade, para consigo, passaremos a comentar mais os seus videos e tudo mais. Ahh, e obrigado pela resposta! Se voce se interessa por mangá também, nós temos uns videos que vamos publicando todos os domingos, o ultimo foi bocas desde a infancia até à 3º idade, pode dar lá uma olhada e comentar: http://mangazine-show.blogspot.com/p/dicas.html
Um grande Abraço!

Unknown

Que bom que você voltou com as aulas Fábio! Como já foi dito antes seu trabalho é de fundamental importância para aqueles que gostam e/ou pretendem aprender a desenhar e não dispõem dos meios para isso. Também sou fã do blog e sempre aguardo com ansiedade suas dicas e novidades a respeito. Um abraço!

Unknown

Grande amigo!
Só assim para a gente se falar e matar um pouquinho as saudades...
Bem vindo de volta!!!!
Grande abraço!!!

Fabio Vicente

Fátima,

É... Dá um trabalho danado, mas como projeto pessoal, me incomodava esse enorme hiato. Sei que pra muitos essa é uma das poucas alternativas pra se desenvolver sem custos... Num país como o nosso, onde a população de baixa renda dá o sangue para obter conhecimento, torna esse desafio ainda mais importante. Pretendo dar continuidade, sim, e é bom saber que conto com o apoio de muitas pessoas interessadas como você.
Um grande abraço!

Fabio Vicente

Fabio Vicente

Fabio (xará!) e Luis,

Mais uma vez agradeço pela visita e os parabenizo pela iniciativa e o esmero!

Grande abraço!

Fabio Vicente

Fabio Vicente

Os Caminhantes,

Ogroamigos, mais uma vez obrigado pela visita, e ainda preciso complementar o material da marca, esmiuçar, fazer algumas aplicações... a gente vai se falando.
Abraço pra todos!

Fabio Vicente

João Dionyso

Salve Fábio Vicente, conheci seu blog faz uma semana(por uma aula de desenho no youtube). Adorei! Sorte minha que você voltou a publicar agora... Po cara, to dando uma lida nas primeiras aulas e fiquei com umas dúvidas: Nos primeiros meses, prejudica meu aprendizado eu não treinar SÓ os aquecimentos(isto é, treinar também fazer desenhos é ruim no começo)? Se sim por que? Na primeira aula você ensina um jeito diferente de segurar o lapis nos aquecimentos(em relação à aula 14), qual o melhor para os exercícios? tem como explicar como segurar o lápis(dependendo do que você vai fazer)? acho que é "só" isso, se puder me responder MUUUITO obrigado!

PS: Tenho 16 anos e tempo de sobra para os exercícios E os desenhos, se for o caso.

Belo trabalho,
obrigado!

Desenhar

Olá Fábio tudo bem?
Meu nome é André Hirata tenho 18 anos, sou de Praia Grande - SP, e comecei faz uma semana a praticar os exercicios das suas aulas, e estou gostando para caramba, na minha cidade não há cursos sérios de desenhos. Valeu por compartilhar seu conhecimento.. Só tenho duas dúvidas sobre o plano de estudo, e sobre aquecimento. Eu tenho que faze-los sempre com aquela posição da mão sobre o lápis como martelo? Ou só durante os 4 primeiros meses? E por eu ter começado agora, percebo que você já postou 13 aulas, então pensei se poderia ajuntar os primeiros exercicios, os de aquecimentos e escalas tonais, com os exercícios mais recentes? de divisão proporcional, desenho de construção com objetos assimétricos, desenho cego, técnicas de construção e composição.

Obrigado.
Abraço!

André.

Fabio Vicente

João Dionyso,

Você pode desenhar tranquilamente durante os primeiros meses desde que não deixe de fazer os aquecimentos, divisão proporcional e escalas tonais diariamente conforme o plano de estudo. Uma coisa não descarta a outra, mas em dias em que se tem pouco ou quase nenhum tempo, priorize o plano de estudo, ok?
Abraço e bons desenhos!

Fabio Vicente

Fabio Vicente

André,

A posição da mão é específica para aquele aquecimento que trabalha as articulações, o aquecimento 2. Mas pode ser usada também para o traçado de retas, ajuda bastante.
Procure variar os aquecimentos, cada dia usando um dos tipos, por isso nas primeiras aulas mostrei vários tipos... O importante é que o exercício seja diário.
Na aula 7 tem um plano semanal bem bacana pra ir variando os exercícios, ok?
Abraço!

Fabio Vicente

Desenhar

ok professor, farei o possível para estar sempre treinando diariamente! Depois criarei um blog, e postarei meus desenhos, estou confiante de que irei melhorar! Obrigado.

Abraço!

André Hirata.

Anônimo

Ola Prof. Fábio Vicente, nós temos uma dúvida: pode-nos dizer de quanto em quanto tempo é que posta videos novos? ficaremos a aguardar a resposta continue com o bom trabalho! Ah ja agora, temos um novo video na abertura das dicas! Um resto de bom dia!

Fabio Vicente

Fabio e Luís,

Na verdade não tem umperíodo certo... depende do meu tempo livre.
O último grande hiato vai contra minha idéia inicial que seria a de postagens semanais ou pelo menos uma aula a cada quinze dias, como foram as últimas. Falando nisso, a aula 15 já está no ar: escalas tonais.
Aproveitem!

Fabio vicente

Nanda Borges

Olá Fábio, estou amando seu blog. Parabéns pelo lindo trabalho de compartilhar conhecimentos e sem falar que você é um excelente professor. Continue assim.
Beijos

Fabio Vicente

Nanda,

Espero que o material esteja realmente ajudando a todos vocês. É feito com cuidado e dedicado especialmente àqueles que não tem acesso ao ensino de desenho, seja por morarem nos mais remostos rincões de nosso país ou mesmo no estrangeiro, ou por motivos econômicos/financeiros.
Continue acessando e obrigado: pela visita e pelas palavras!
Abraço!

Fabio Vicente

Unknown
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown

Olá Fábio,

Primeiramente parabéns pelas aulas, era exatamente o que eu estava procurando.

Há alguns dias eu andava procurando exercícios desse tipo (para melhorar o traçado, desenhar círculos redondinhos, etc.). Acabei encontrando e praticando alguns exercícios que encontrei aqui:

http://www.drawinghowtodraw.com/drawing-lessons/improve-drawing/articles/id-freehand-drawing.html

Dê uma olhadinha nesse material. Talvez dê pra bolar alguma(s) aula(s) baseada nele.


Mais uma vez obrigado.

Atenciosamente,
Augusto.

Fabio Vicente

Meleu (Augusto),

Bacana o link que você mandou... muita coisa ali foi pinçada dos clássicos como o Andrew Loomis... Sendo assim, é provável que apareçam exercícios como aqueles nas aulas... Aguarde e confira!
Abraço,

Fabio Vicente

andressaraz

Olá Fábio,

descobri o blog hoje e achei incrível! já fiz algumas de desenho e te digo que mesmo pagando (e caro) não vi explicações com este nível de detalhe e paciência. Ser professor de desenho acho que é ser mais do que artista! tem que ter dom também. Parabéns e muito obrigada!

Anônimo

Adorei esse site e fiquei muito feliz de saber e conhecer o seu trabalho. Meu filho tem 10 anos e tem dom pro desenho. Faz vários com uma incrível habilidade (não puxou pra mim, rs,rs,rs... Ele com certeza usará e abusará do seu site e das suas aulas, pois eu não posso pagar cursos pra ele (tem dom pra música também, haja !!!). Parabéns e muito sucesso ! Gratíssima. Isa e Nícolas

Fabio Vicente

Andressaraz,

Obrigado pelas palavras.
A gente tenta, mesmo sem muito tempo postar um material de qualidade. Infelizmente tem muito picareta por aí querendo "dar aula" (na verdade, mais querendo ganhar grana). É por essas e outras que criei esse espaço.
Aproveite!

Fabio Vicente

Fabio Vicente

Chefpiloto!

Sejam bem vindos você e o filhão!
Mais novidades em breve!
Abraço!

Fabio Vicente

Airton - Indaiatuba/SP

Olá Prof. Fabio Vicente Batista de Moraes,

Comecei a praticar desenho quando me aposentei (maio 2023) e junto com minha neta de 4,5 anos nos divertimos muito. Descobri seu blog, ontem (13/01/24) através de outro blog e estou apreciando os detalhes, as sutilezas e principalmente a sua forma elegante de escrever.

Foi uma grata surpresa conhecer seu blog e vídeos no youtube. Todos com uma excelente didática e informações de suma importância para o correto aprendizado do desenho.

E que dedicação e coragem em 2008 (desbravando a terra praticamente virgem dos blogs e vídeos do youtube).

Seu legado e propósito jamais será esquecido.


Vida longa ao professor.


Muito grato!

 
Arte Seqüencial, o blog ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates